orixá - oxumaré - Oxumare 1 600x330 - Orixá – Oxumaré

OXUMARÉ, OU BESSÉM

É FILHO DE NANÃ. TEM A FACULDADE de ser, durante seis meses do ano, um orixá masculino, sob a forma de uma serpente que se arrasta pela terra. Nos seis meses restantes, torna-se uma mulher e vive no céu como a ninfa do arco-íris. No Candomblé angola seu nome é Angoroméa.

Oxumaré é o orixá da fertilidade, da riqueza e da sorte. Como é um orixá duplo, todos os seus objetos têm que ser feitos aos pares: as pulseiras, os colares etc.

Seu símbolo é um par de serpentes entrelaçadas, feitas em metal prateado. Suas cores são verde e amarelo combinados; usa também todas as cores do arco-íris. Sua saudação é: Arô boboi!

Oxumaré é sincretizado com São Bartolomeu (24 de agosto). Na Umbanda, confunde-se com a orixá Oxum, e seu nome é freqüentemente entendido como Oxum Maré, uma cabocla da Legião de Oxum; por isso, não é comum encontrar cantigas de Umbanda específicas para ele, e as poucas existentes mostram essa mistura de entidades.

Quer conhecer mais sobre Oxumaré e Outros Orixás, recomendo a leitura deste livro, Cantigas de umbanda e candomblé: Pontos cantados e riscados de orixás, caboclos, pretos-velhos e outras entidadesorixá - oxumaré - ir t yab00 20 l am2 o 33 a B016R0MVKI - Orixá – Oxumaré

Tags:
0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

CONTATE-NOS

Não estamos por aqui agora. Mas você pode nos enviar um e-mail e nós retornaremos para você, o mais rápido possível.

Enviando

© Copyright Ya Bianca 2018. | Desenvolvido por Solução em Marketing  Criação de site

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?